![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhulprTfqZA4-4tDHMbkJ8h8kRHCHRIAdWOjw_cWdZ1su-gsQQfFvA7wXx_tZAOGFYr86TgLPIzTBKqB-TjryK2E7HF6HFs5S_LtwYpuwNeVregye06LnnqwS8vlU_Y9lOTFs3EM_9Lg/s1600-r/Imagem+166.jpg)
Uma das coisas que eu considero mais marcantes em MG é a culinária! O estado possui vários pratos típicos e diversificados, que fazem o gosto de várias pessoas. A culinária mineira é realmente uma das mais belas e diversificadas do país, e talvez você não saiba o porquê. É simples, e a história vem desde o século 18. Enquanto alguns estados se preocupavam com grandes plantações para abastecer a população, Minas Gerais investia na extração de minérios. Mas ai, vem aquela pergunta: O que os minérios tem a ver com a culinária?
Enquanto as pedras preciosas eram tirados para a exportação, os mineiros produziam seus alimentos nas suas casas, como se fosse nas fazendas atuais. Daí surgiu a culinária mineira! Uma das evidências desse acontecimento é o fato dos pratos do nosso querido estado serem feitos com ingredientes plantados em quintais ou animais cultivados nas casas (feijão, milho, mandioca, verduras, porco). Isso torna a culinária mineira muito interessante de se avaliar.
Outra característica das comidas são a fartura. Em Minas não tem barriga vazia, uma vez que os pratos são pesados e feitos em grandes porções. Uma visita é seguida por broas de milho, café fresco, pãezinhos de queijo e doces de compota com queijo (sempre o queijo!). A culinária do estado passa de geração para geração.
Texto por: Lucas Dias
ResponderExcluir